quarta-feira, 11 de março de 2009

Responsabilidade Social

As relações públicas têm grande responsabilidade na formação e concretização da imagem da organização frente à sociedade. É uma das responsáveis por criar estratégias, orientar e capacitar os colaboradores quanto aos melhores e mais adequados meios de consolidação de uma boa imagem. E a Responsabilidade Social tem se mostrado, principalmente nos últimos anos, um importante instrumento para a composição dessa imagem, aliando projetos sociais e culturais implantados para apoiar a comunidade, com os princípios do mercado necessários para o bom andamento dos negócios, em quaisquer segmentos.

Essa aliança responsabilidade social – capital tem, na maioria dos casos, ampliado a margem de credibilidade das empresas que adotam essa postura com sucesso. A imagem revelada da organização pode assegurar maior número de consumidores / clientes do que a concorrência explicando assim, a grande tendência que se aplica às empresas de se tornarem socialmente responsáveis.

“...os investimentos feitos certamente estão dando grande retorno em termos de aperfeiçoamento do conceito institucional e de construção de uma identidade corporativa mais forte e perene. E muitos segmentos sociais antes esquecidos pelo poder público e pelo econômico passam a ser vistos com novos olhos, não como destinatários de mero assistencialismo, mas como agentes do processo de construção da cidadania.”
(KRUNSH, 2002, pág. 133)

Para tanto se torna comum a criação de organizações sem fins lucrativos apoiadas pelas grandes empresas. A idéia é trazer benefícios a comunidade próxima, seja com creches e asilos, ou com eventos culturais como: teatro, dança e música, lembrando sempre que tais ações devem ser pensadas analisando e identificando os seus reflexos gerados no mercado, adquirindo caráter distinto a filantropia. A causa da responsabilidade social é somar a imagem da organização uma gestão socialmente responsável.

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